sábado, 23 de março de 2013

Bairros do Ipu e suas curiosidades (parte II)



Ferrovia chegando ao Ipu. O crescimento de alguns bairros está ligado ao trem. Fonte: domínio  público

Outros bairros
            No início do século XX novos núcleos de povoamento dariam, mais tarde, origens a alguns bairros. São os casos do Corte, Pereiros, Pedrinhas e Canudos.

Bairro Corte

            É assim chamado em função das obras de construção da Ferrovia que abriram caminho em meio a um “barranco” com altura aproximada de 5 metros. A partir daí o casario começou a ser edificado de um lado e outro dos trilhos da ferrovia. Desde então, a localidade passou a ser denominada de Corte. Embora alguns autores afirmem que o bairro surgiu a partir da chegada do trem em Ipu, na última década do século XIX, nada, no entanto, comprova isso. Porém, é indiscutível que o povoamento na localidade se desenvolveu a partir da chegada “monstro de ferro”. O logradouro cresceu e se ligou a outros, como os Pereiros e Canudos.

Pereiros

            Bairro que também cresceu muito a partir da chegada da ferrovia. Pouco se sabe sobre o seu nome. Para alguns, havia na localidade uma grande e bonita árvore chamada Pereiro. Com as obras da ferrovia teria sido aquela árvore cortada, deixando na localidade um imenso tronco. A partir de então os moradores dali teriam passado a se referir à região como Pereiros.

Pedrinhas

            Tem esse nome em função da Seca de 1932. Nesta ocasião foi erguido em Ipu, na localidade do Espraiado, um Campo de Concentração de flagelados da seca. O Campo era um local que reunia os famintos para a assistência do governo. A mão de obra dos assistidos foi amplamente usada para as obras do município, principalmente na pavimentação das ruas. Muitos deles transportaram pedras da localidade, onde hoje é aquele bairro, para o centro da cidade. As pedras serviam para os “calçamentos”. Muitas ruas de Ipu foram pavimentadas com as pedras tiradas de lá.
            Com o fim da seca e o fechamento do Campo de Concentração, alguns dos assistidos, muitos vindos de outras cidades, se estabeleceram nos subúrbios da cidade, alguns deles nas Pedrinhas. No entanto, a ocupação da região é anterior à seca de 1932. É a partir dela que surge o nome do bairro.

Canudos

            A denominação do bairro é oriunda do nome de uma rua: “Rua dos Canudos”. Até hoje é assim chamada por seus moradores e pela população da cidade. A Rua dos Canudos teve esse nome por ter morado ali Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, cuja família é oriunda de Quixeramobim, vinda para estas paragens por volta de 1888. Casado com uma jovem de nome Mariazinha, foi por ela traída. Expulsou-a de casa junto com o seu amante, o soldado Joelino Souza. Desde então, segundo algumas narrativas, passou a ter comportamento estranho. Passou a pregar e foi se estabelecer no Arraial de Canudos.
            Na época em que se desenrolava o confronto de Canudos com as forças do governo republicano, veio se estabelecer na Rua dos Canudos, que ainda não tinha esse nome, um tal Antônio Lopes de Negreiros para, com seus irmãos, trabalhar na construção da estrada de ferro. Após os trabalhos na ferrovia e com dinheiro levantado com outras atividades, o tal Lopes ergueu uma Grande bodega naquela localidade. Depois, sem se saber o motivo, ficou valente. Quase todo dia havia briga em sua bodega. Os seus fregueses começaram a desaparecer e mesmo aqueles que precisavam passar por sua rua, iam por longe, com medo. Exatamente naquele momento se desenrolava os conflitos em Canudos. A população, então, que sabia que o conselheiro morara na localidade passou a chamá-la de Rua dos Canudos, por causa do líder de Canudos e da valentia do Lopes.


Grota

Nas primeiras décadas do século XX o hoje chamado Bairro da Grota era praticamente desabitado. Segundo alguns relatos, as prostitutas do cabaré da Rua da Mangueira, erguido próximo ao atual Ginásio de Esportes Abdoral Timbó, iam, no inverno, lavar roupa no riacho chamado à época de Grota. Logo a população passou a apelidar aquele lugar de Grota das CunhãsNote-se que a palavra “grota” pode tem um sentido pejorativo e jocoso. É daí que se origina o nome do Bairro.

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!