terça-feira, 23 de abril de 2013

"O País dos Mourões” - Parte VI




Foto da placa que comemora os 200 anos da freguesia de S. Gonçalo da Serra dos Cocos. Nela se lê: "1757-1957: Placa afixada em 30-08-57 pelo Pe. Francisco Correia Lima, vigário de Ipueiras, comemorativa do bicentenário da Freguesia de S. Gonçalo da Serra dos Côcos, criada em 30-8-1757". Fonte: www.ipueiras.ce.gov.br

O padre Correia e os Mourões

              O padre Francisco Correia de Carvalho e Silva, foi nomeado vigário colado da freguesia da Serra dos Cocos, em 10 de julho de 1842, tomando posse em janeiro do ano seguinte. Como em 1844, de acordo com Pe Sadoc, a Matriz de São Gonçalo ameaçou ruir, o padre conseguiu licença para transferir as imagens e alfaias para a capela de Vila Nova do Ipu Grande, onde passou a morar.
Ao chegar à freguesia, o Padre, que nutria pretensões políticas, se aliou aos Mourões, líderes do Partido Conservador na Freguesia da Serra dos Cocos. Em 1844, com a subida ao poder dos liderais, o vigário mudou de lado, arrastando com ele os Melo, familiares e aliados dos Mourões, como vimos, tendo início aí as rixas entre o padre e os Melo com os Mourões, sobretudo, com Alexandre Mourão.


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!