quinta-feira, 11 de abril de 2013

O mundo dos negros em Ipu - Parte II




Negras cozinheiras, Vendedoras de Angu, de Jean Baptiste Debret. In: Viagem pitoresca e histórica ao Brasil.

Negros no Ceará e Ipu

Pesquisas mostraram que o número de cativos no Ceará girava em torno de 4% e 5% de sua população, em meados do século XIX. Esta mesma cifra é aquela referente à cidade de Ipu, no mesmo período. No entanto, cerca de 60,7% da população cearense, no início do século XIX, era composta por afrobrasileiros. Supõe-se, portanto, que entre 40% a 60% da população ipuense, em meados do século XIX, era formada por esse grupo.
No censo de 1818, apresentado pelo governo provincial, 34% dos habitantes do Ceará reuniam os brancos, enquanto os pretos e mulatos livres somavam 56%, e os índios, 10% da população. Estes números pouco se alterariam posteriormente.
À medida que avançava o século XVIII e a ocupação do Ceará se efetivava, consolidou-se um espaço de trabalho que atraiu um contingente de homens livres, pobres, negros e pardos, vindos de outras províncias. Muitos se tornaram vaqueiros, trabalhando no regime de quarta, outros se tornaram moradores e agregados das fazendas de gado.
Em meados do século XVIII, com o surto da lavoura algodoeira, acentuou-se uma demanda maior de mão de obra, configurando-se uma presença mais significativa de trabalhadores livres e, também, de escravos africanos. Na segunda metade do século XIX um novo surto da cotonicultura atraiu braços para o Ceará, em especial de escravos que vinham de outras províncias, uma vez que o ano de 1850 marcou o fim do tráfico intercontinental de escravos. É também nesta época que o Ceará exporta escravos para outras províncias, dentro do chamado tráfico interprovincial.
Em Ipu, o número de escravos cresceu após o fim do tráfico negreiro e isso está relacionado, primeiro, a um surto de crescimento econômico da região que teve no algodão seu principal produto. Se muitas regiões cearenses estavam exportando escravos para outras províncias, a cidade de Ipu passou a atraí-los, necessitada que estava de mão de obra. Porém, muitos negros libertos foram atraídos para a Terra de Iracema, e as explicações para isso são de ordem diversa.
Em primeiro lugar, corria mundo a notícia de que existiam minas de ouro em Ipu. A busca pelo Eldorado trouxe, sem dúvida, para a vila, muitos aventureiros, escravos fugitivos e negros libertos. Não à toa que um “preto velho”, vindo de Minas Gerais descobriu e extraiu porções de ouro de elevado quilate, vendendo-o aos ourives da cidade e outras pessoas, das quais, ao “padre Francisco Correia de Carvalho e Silva” que mandou “fazer as fivélllas de seus sapatos”.
Em segundo lugar, o próprio crescimento econômico da cidade atraiu braços livres e cativos. A exploração de algodão gerou postos de trabalho e rendas para a cidade. Isso levou a uma dinamização das atividades. Havia demanda por serviços domésticos, carpinteiros, barbeiros etc.
Existiram, ainda nesse período, alguns engenhos de produção de aguardente e rapadura que demandavam também mão de obra. Com a circulação de capitais teria surgido uma procura maior por artigos produzidos nos engenhos. Isso deve ter levado a um maior emprego do braço negro (livre e assalariado).
É justamente nesse momento que há um aumento significativo da população negra e afrodescendente, fruto, também, do crescimento vegetativo, isso pelo próprio aumento da importância da mão de obra e do elevado preço da “peça africana”.   

Continua...      
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!