sexta-feira, 19 de abril de 2013

"O País dos Mourões” - Parte II



Desenho de Raimundo Arcanjo, representando o colonizador dos "sertões". Fonte: http://raimundoarcanjoblog.blogspot.com.br

Segundo Nertan Macedo, Melos e Mourões disseminaram-se pelos sertões do Ceará e do Piauí: príncipe Imperial (hoje Crateús), Ipu, Independência (naquele tempo Pelo-Sinal), Inhamuns, Tamboril, Boa Esperança, Boa Viagem, Quixeramobim, Sobral, largos trechos do Piauí e do Maranhão, além de muitos deles terem acorrido para Pernambuco e Paraíba.
O País dos Mourões, nas palavras de Nertan, era a Serra Grande. É aí que começa as suas peripécias. Aí o grande patriarca da família foi Alexandre da Silva Mourão, pai. Nasceu ele em Crateús, em 1811, e veio cuidar de terras na Serra dos Cocos.
Alexandre da Silva Mourão, filho, que herdou o nome completo do pai, o Velho Alexandre Mourão, descobriu que sua irmã, casada com José de Barros Mello, estava sendo traída e que se encontrava aflita. Conta tudo ao seu irmão, o major Antônio Mourão, no intuito de encontrar uma solução. Este pegou o seu cavalo e foi à porta da casa da amante do cunhado. Obrigou-a a ir com ele, até a casa do Velho Alexandre, que ficara, na ocasião a par de tudo.
O velho Alexandre pede sua filha de volta e oferece a "rapariga" para o genro. Depois de discussões, as coisas se acertam. A filha traída aceitou ficar com o marido e a "rapariga" é mandada embora.
Segundo Alexandre Mourão, filho, as coisas se acertaram entre José de Barros Mello e seu pai. Porém, dois ou mais dias depois, José de Barros Mello combinou com Vicente Lopes de Negreiros, que já tinha desavenças com os Mourões, ir este com seu bando, assassinar o irmão de Alexandre Mourão, o Major Antônio Mourão, que passaria o natal na Matriz de S. Gonçalo, freguesia da Serra dos Cocos e reduto dos Mourões.
Na noite de natal, houve tiroteio entre Negreiro e seus cabras com os Mourões. O major Alexandre matou o capanga fiel de Negreiros, Belchior. Na ocasião caiu morto, também, Manoel de Ferros Mourão, o Manelinho, irmão do Major.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!