terça-feira, 14 de maio de 2013

O famoso Cabaré do Ipu - parte III







Era após as 9 horas da manhã que as senhoras e senhoritas das famílias tradicionais ou de “bons costumes”, iam passear ou fazer suas compras na feira e no mercado público e não podiam ser expostas àquele “espetáculo” de “imundícies” e “imoralidades”, praticados pelas meretrizes. Cabia à polícia controlar sua circulação como forma de preservar a saúde dos costumes, os “sãos costumes” e a moral “pública” das famílias ipuenses.
Os argumentos contra a prostituição e sua prática, pelo menos nas proximidades do centro da cidade, e a defesa pelo seu controle, são justificados porque se colocava contra os “incontáveis” “foros de terra civilisada” que caracterizava a cidade de Ipu. Os argumentos contra a prostituição são, na maioria das vezes, de ordem moral.
Se, de um lado, as prostitutas são alvo de controle, por outro, elas resistem e passam a lutar, também, pelo direito de ir e vir e usar o espaço da cidade. Se em alguns momentos o poder repressor se mostra mais forte, elas criam táticas para tentar burlar esse poder fazendo uso dele. É aí que a exposição do corpo e sua venda se deslocam do espaço público para o privado e espaços reservados à sua prática.
O meretrício passa a exercer um chamamento aos homens e aos rapazes da época, mesmo entre aqueles de famílias abastadas, cujos pais atacavam a compra e venda do sexo nas páginas dos jornais. 
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!