terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Educação Pública: Brasil avança pouco



Embora o Brasil tenha sido o país que obteve maior avanço no desempenho de alunos de 15 anos em matemática entre 2003 e 2012, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação Estudantil (Pisa, sigla em inglês), avançou, no entanto, muito pouco. Numa lista de 65 países, o Brasil é apenas o 58º.
        A avaliação é aplicada a cada três anos com estudantes de 15 anos e tem o objetivo de analisar se os alunos aprenderam conceitos e habilidades consideradas fundamentais para a sua participação em “sociedades modernas”, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
        O exame, em 2012, foi aplicado para 510 mil alunos em 65 países, o que representam, ao todo, cerca de 28 milhões de estudantes de 15 anos. Foram avaliadas três áreas do conhecimento: matemática, foco principal da edição, leitura e ciências. A média obtida pelos estudantes brasileiros foi de 402 pontos, um a mais que a edição anterior (2009).
        Nas três áreas avaliadas a grande maioria dos estudantes brasileiros ainda está abaixo da linha básica de proficiência, o que significa dizer que a educação pública no país precisa melhorar. No ranking, o Brasil ficou à frente apenas de Argentina, Tunísia, Jordânia, Colômbia, Qatar, Indonésia e Peru.

Ranking dos Estados Brasileiros

Espírito Santo é o estado brasileiro mais bem colocado na avaliação, com 423 pontos, seguido pelo Distrito Federal, que obteve o 1º lugar em matemática, com 422 pontos. No nordeste, Paraíba é o estado mais bem colocado (9º), com 406 pontos. Ceará, embora tenha avançado três posições em relação a edição anterior, aparece apenas em 15º lugar, com 387 pontos, abaixo, portanto, da média nacional (402 pontos). São Paulo e Rio de Janeiro aparecem apenas em 7º e 9º lugares, respectivamente. A cidade maravilhosa, com seu 399 pontos, aparece, também, abaixo da média nacional. Alagoas amarga o último lugar da lista, com apenas 348 pontos.
Os resultados demonstram que o país precisa investir mais em educação e valorizar os profissionais da área, principalmente os professores. As sucessivas avaliações do desempenho dos alunos brasileiros, como o próprio Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), do governo federal, têm demonstrado o baixo nível de aprendizado dos alunos da rede pública.
Por outro lado, os exames internacionais que avaliam a qualidade do ensino público no planeta, como o Pisa, expõem para os brasileiros e para o mundo, o nível da educação pública nacional e a necessidade do governo brasileiro priorizar a área.
Se o país quiser continuar crescendo tem que mudar sua postura em relação ao ensino público.
Alguém tem dúvida disso?
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!