segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Escolas ipuenses no Exame Nacional do Ensino Médio




O Ministério da Educação e Cultural (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino (ENEM). Cinco escolas ipuenses aparecem na lista: Colégio Ipuense, Delmiro Gouvéia, Antônio Pereira de Farias, Thereza Odethe e Auton Aragão. Os dados relativos ao ano de 2012, revelam apenas o desempenho de instituições de ensino em que pelo menos metade dos alunos concludentes do Ensino Médio realizou o exame naquele ano. Escolas com menos de dez alunos também foram desconsideradas no levantamento. Segundo o MEC, as instituições que ficaram de fora da avaliação não apresentaram dados estatísticos relevantes. A tradicional escola Patronato Sousa Carvalho não aparece na lista.
As médias de cada unidade foram atribuídas com base nas notas dos alunos concluintes nas provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Desde o Enem 2011, a prova de redação não é utilizada para o cálculo da pontuação final da instituição.
            Das cinco escolas ipuenses avaliadas, apenas o Colégio Ipuense ficou levemente acima da média nacional, com 546,07 pontos. A média nacional foi de 516,5 pontos. Das escolas estaduais, Delmiro Gouvéia foi aquela que apresentou a média maior, com 447,56 pontos, seguido por Thereza Odethe (438,42), Antônio Pereira de Farias (437,78) e Auton Aragão (437,22).
            Pelos dados, pode-se perceber que entre as escolas ipuenses avaliadas não há grandes disparidades entre os resultados. Entre os estabelecimentos públicos locais, as diferenças são insignificantes. Isso demonstra que o nível de aprendizagem dos alunos ipuenses, no ensino público, que concluem o ensino secundário, é praticamente o mesmo, independente da instituição de ensino.
            Das cem escolas com as melhores médias no ENEM (2012), apenas doze são públicas (federais, estaduais ou municipais). Dessas, dez são mantidas pelo governo federal e duas pelos governos estaduais. No ranking das mil escolas com desempenho melhor, somente 67 estabelecimentos de ensino pertencem à rede pública de ensino. Esse quadro de baixa participação das escolas públicas na elite do ensino é similar àquele registrado em 2011, quando apenas dez escolas públicas figuraram entre as cem primeiras colocadas na avaliação do MEC.
Pouco mais de 90% das escolas estaduais, onde estudam cerca de 65% dos alunos, ficaram abaixo da média nacional. O resultado é similar ao obtido na avaliação anterior, em 2011, quando 92% das escolas mantidas por governos estaduais tiveram notas inferiores à média nacional. Os estabelecimentos mantidos pelos governos estaduais obtiveram a média de 479,4 pontos, contra 558,21 da rede privada, 564,9 da rede federal e 511,2 da rede municipal.
            Entre as instituições cearenses, o Colégio Ari de Sá, de Fortaleza, foi a escola que obteve a melhor média, 711,25 pontos, figurando na 5ª posição no ranking nacional, entrando, portanto, para o seleto grupo das dez escolas mais bem avaliadas no ENEM.


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!