quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Tour Elegante II



 Palácio Tiradentes


Frente do Palácio: Acervo pessoal
Edificação monumental projetada em estilo eclético pelo arquiteto Ipuense Archimedes Memória e Francisco Couchet. Está situado na rua Primeiro de Março, no Rio de Janeiro. 
Foi inaugurado em 1926 como homenagem ao alferes Tiradentes. O edifício foi construído no lugar de outro, demolido em 1922, edificado em 1640 e onde funcionou o parlamento e a Cadeia Velha. 
Em primeiro plano, estátua de Tiradentes. Acervo pessoal


Nela, eram abrigados os presos do período colonial e onde também esteve encarcerado por três anos José Joaquim da Silva Xavier (o Tiradentes), enquanto aguardava a execução na forca. Segundo o guia turístico, a estátua de Tiradentes, erigida na frente do palácio, está no exato lugar onde ele teria sido enforcado.
No período colonial, portanto, como era costuma, ali funcionava o poder político municipal e a prisão. No período imperial e primeiros anos da república, a Cadeia Velha tornou-se a sede da Câmara dos Deputados. Em 1922, durante a presidência de Epitácio Pessoa, foi construída uma nova sede para a Câmara dos Deputados. Da sua inauguração até a mudança da capital federal para Brasília, em 1960, o palácio abrigou a Câmara dos Deputados, com exceção do período entre 1937-1945 (Estado Novo). A partir de 1939 funcionou ali um dos principais órgãos de divulgação do ideário do Estado Novo: o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
        Com o fim da ditadura de Vargas, o Palácio Tiradentes retomou sua tradição de sede do Poder Legislativo. Em 1946 foi sede da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela elaboração da constituição de 1946. Com a transferência da capital para Brasília, o Palácio começou um ciclo de decadência.
Atualmente, é a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e foi alvo das recentes manifestações que se espalharam pelo Brasil, sendo, inclusive pichado. 
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!