domingo, 12 de janeiro de 2014

Política ipuense: Pica-pau X Cururú II



Charge do Arcanjo (2004)
No final da década de 1980, despontava como liderança política o bem sucedido empresário José Carlos Sobrinho (Zezé). Ele disputou as eleições de 15 de novembro de 1988 com Francisco Eufrásio Mororó (coligação PMDB-PFL) e Francisco Luciano de Paiva (PT). Embora derrotado nas urnas, sairia fortalecido da disputa.
Zezé seria eleito em 1992, governando Ipu entre 1993 e 1996. Fez seu sucessor Simão Martins de Sousa Torres (1997-2000). Rompendo depois com este, elegeu seu filho, Marcelo Joseme Carlos, nas eleições de 2010, após ter a candidatura cassada. Marcelo renunciaria meses depois de sua eleição. Assume em seu lugar, a então vice-prefeita, Antonia Bezerra Lima (2001-2004), esposa do Zezé.
        Com sua liderança consolidada, o grupo do Zezé Carlos lançou a candidatura à reeleição de sua esposa, Toinha Carlos, em 2004, derrotada nas urnas.
        Toinha disputou as eleições com Maria do Socorro Pereira Torres, esposa do líder político Francisco das Chagas Torres Júnior (Torrim), então prefeito de Pires Ferreira.
        A disputa foi acirrada e cheia de lances chocantes. Dois grupos buscavam o domínio da política local: o grupo do Cururú, que tinha como líder o Zezé, e o grupo do Pica-pau, que tinha como líder o Torrim, ambos representados por suas esposas.
        A charge acima nos permite analisar aquele período e o clima de disputa. Revela, por outro lado, o grupo vencedor.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!