sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Tour Elegante III



Real Gabinete Português de Leitura


Frente do Real Gabinete. Todas as fotografias são do meu acervo
 Localizado na rua Luís de Camões, no centro do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura tem um acervo de cerca de 350 mil volumes, nacionais e estrangeiros, dentre eles obras raras e de estimado valor. Durante a minha graduação em história pesquisei em obras raras desta instituição e usei os seus espaços para leitura. Recebeu, no passado, visitas ilustres de Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio. 
Interior do prédio

A instituição foi fundada em 1837 com o objetivo de promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império. O prédio da atual sede foi projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, erguido na década de 80 do século XIX em estilo neomanuelino ou gótico-renascentista, vigente à época dos descobrimentos, que coincide com o reinado de D. Manuel I (1495-1521), rei de Portugal. 
Interior do prédio

O interior do edifício é de uma beleza rara, talvez incomparável. As cinco primeiras sessões da Academia Brasileira de Letras, sob a presidência de Machado de Assis, foram realizadas em seus salões.

Exemplar do livro Os lusíadas

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!