segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Imprensa e cidade: o jornalismo no início do século XX em Ipu-Ce. Parte V



Depois da Gazeta, o jornal mais importante publicado em Ipu foi o Correio do Norte, que passou a circular a partir de 1º de janeiro de 1918, com o seu número de estreia. O seu nascimento foi anunciado ainda em 1917, quando Abílio Martins publicou um jornal datilografado fazendo a propaganda humorística daquele periódico, que logo nasceria. A grande novidade foi a compra em Sobral, pelos redatores do Correio, de uma oficina tipográfica para imprimir, inicialmente, a revista O Campo[1] e, depois, também aquele jornal.
Trabalhavam em suas oficinas gráficas Francisco das Chagas Paz (gerente-comercial), mais tarde também tipógrafo, Francisco Pilcomar Campos e Gessy França, contratados em Sobral e que exerciam as funções de tipógrafos e compositores. “Havia ainda dois meninos, arrebatadores para a aprendizagem no manuseio dos tipos: Francisco Mariano Mesquita (Peba) e José Oliveira Pombo (Zé Pombo)”. Em seguida, este último e João Mozart da Silva se tornariam, também, tipógrafos daquele estabelecimento. Fundaram e dirigiram inicialmente o jornal, Eusébio de Sousa e Abílio Martins. Estes foram os seus diretores no primeiro ano de circulação daquele periódico. Mais tarde, quando Eusébio de Sousa foi transferido de Ipu para assumir o cargo de juiz em outra cidade e Abílio Martins foi morar em Fortaleza, onde, em 1920 assumiu o cargo de chefe de polícia do Estado, o órgão passou a ser dirigido por Thomaz Correia, um de seus redatores desde 1º de janeiro de 1918[2]. Foram seus redatores, ainda, o médico, futuro prefeito de Ipu, Francisco das Chagas Pinto, Oswaldo Araújo, Manuel Dias Martins, Leonard Martin e João Bessa Guimarães.
            Organizando-se como um misto de empresa com uma produção artesanal, a Typographia d’O Campo, como foi batizada, trouxe para suas oficinas gráficas categorias profissionais, casos dos tipógrafos e compositores. Este fato revela um processo em que cada vez mais a mecanização da impressão estava se impondo. Embora não empregasse nos trabalhos técnicos do maquinário não mais do que 7 pessoas, já havia, no entanto, uma certa divisão e especialização do trabalho. O resultado foi um processo que permitia transpor para as páginas do jornal uma qualidade gráfica evidente, uma grande novidade em se tratando de um trabalho totalmente produzido em âmbito local. Com um novo maquinário, a tecnologia disponível permitia o uso de imagens e gravuras entre os textos, um avanço em relação ao jornal Gazeta do Sertão, no entanto, não tão explorado, talvez por encarecer os custos.
Igualmente o novo processo mecânico, ao que tudo indica, com a tecnologia da linotipo, permitia uma produção acelerada do processo de impressão e o aumento da tiragem, bem como o barateamento dos custos. É isso que explica, em parte, o fato do Correio do Norte sair rigorosamente toda semana, sem nenhum imprevisto.
Embora o Correio fosse produzido em oficinas próprias e contasse com uma tecnologia mais ou menos avançada para a época, sobretudo para um pequeno burgo, isso não é suficiente para se afirmar que, a partir de então, a imprensa local se organizava como uma empresa capitalista, característica apenas da chamada grande imprensa, que surgia nos grandes centros urbanos na virada do século XIX para o século XX, segundo propõe a análise feita por Nelson Werneck Sodré[3].
A tipografia foi instalada provisoriamente no pátio de uma casa que pertencia a Oswaldo Araújo. Dois anos depois, passou a ter sede própria em um prédio na Praça São Sebastião, local que foi a residência do Padre Feitosa, quando pároco da cidade. Mais tarde, no mesmo prédio, foi instalada a sede do Gabinete de Leitura.
            A Typographia d’O Campo não imprimia apenas a revista mensal O Campo e jornais, mas também cartões de visita, envelopes, faturas, memorandos, folhetos, convites e outros pequenos panfletos. Tais serviços eram anunciados nas páginas do jornal. Em um anúncio de um quarto de página, em letras grandes, os redatores ofereciam os serviços tipográficos disponíveis:

LEIAM
NOTAS PROMISSORIAS cartões phantasias, de visitas e participações, cartas, Facturas, Enveloppes, Memorandus e todo qualquer serviço Typographico faz-se na TYPOGRAPHIA D’O CAMPO.[4]





[1] SOUSA, Eusébio. A Imprensa do Ceará em 1918. Op. cit. Em nossa pesquisa não encontramos nenhum exemplar da revista mensal O Campo, que dá nome à tipografia.
[2] Segundo o Historiador Cearense Barão de Studart, Eusébio de Sousa foi o fundador e redator (diretor) do Correio do Norte, substituindo-o, logo depois, Abílio Martins: Sobre o periódico diz “O 1º nº é de 1 de janeiro. Fundador e redactor o Dr. Eusebio de Souza. Retirando-se para Fortaleza afim de tomar parte nos trabalho da commissão de Codificação das leis do estado, substituindo-o como redactor o Dr. Abilio Martins. Terminado o 1º anno de existência do “Correio do Norte”, assumiu a redacção o Cel. Th. Correa com a collaboração dos Drs. Abilio Martins, Chagas Pinto, Cel. Manoel Dias e João Bessa”. STUDART, Barão. Jornaes Publicados no Ceará em 1918. In: Revista do Instituto do Ceará. Fortaleza. Fortaleza. Tomo. XXXIII, Ano XXXIII, 1919, p. 249-251, p. 249.
[3] SODRÉ, Nelson Werneck. A imprensa no Brasil. Op. cit.
[4] Correio do Norte. Ipu, p. 4, 19 fev. 1920.
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