quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Professor da FPO lançará seu terceiro livro em evento acadêmico




O historiador e professor da Faculdade Princesa do Oeste, Antonio Vitorino, lançara seu terceiro livro em evento que reúne os quatros cursos da instituição. A noite de lançamento ocorrerá no dia 22 de novembro, às 18:30h, dentro da programação da II Conexão Acadêmica, na Faculdade Princesa do Oeste, na rua Zacarias Carlos Melo, São Vicente, Crateús - CE.
Neste livro instigante e original, resultado de Tese de Doutorado, o professor Vitorino, como é mais conhecido, analisa o delírio ou fantasia de parte da população da Terra de Iracema, dos primórdios do século XX, de querer viver e parecer moderna. Desvenda o valor simbólico e o poder distintivo da ânsia de ser e parecer civilizado e a quais projetos de grupo, excludentes, se prestou a visão da mudança. Do discurso enobrecedor construído por um grupo de pessoas que se considerava acima das demais às práticas dos agentes sociais, esta obra nos permite visualizar o cotidiano dos habitantes da cidade de Ipu de outrora, as lutas entre um projeto de cidade, impositivo, e as práticas culturais arraigadas de sua população mais humilde, ao usar os espaços urbanos, objetos de controle e racionalização.
O lançamento do livro, destinado aos alunos da Faculdade é, no entanto, aberto ao público em geral. O autor convida seus amigos, alunos, colegas de trabalho, estudantes e interessados a participarem do momento, quando palestrará sobre o tema do livro.



Sobre o autor
É doutor em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde defendeu a tese “Cidade e modernidade. Ipu-Ce. Verso e reverso de uma cidade nas primeiras décadas do século XX”. É professor da Faculdade Princesa do Oeste (Crateús-CE), da rede estadual de ensino do Ceará e do Instituto Kairós (Ipu-CE). Publicou, em 2014, História da Educação, pela EGUS e, em 2016, pelas Edições UVA e Sertãocult, o livro O trem e a cidade. Publicou também, como um dos organizadores, a obra Nas trilhas do sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará, volume 1 (Sertãocult, 2014) e 2 (Sertãocult, 2015). É autor também de capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas.

Data do lançamento: 22/11/2018
Local: Faculdade Princesa do Oeste, rua Zacarias Carlos Melo, São Vicente, Crateús – CE
Horário: 18:30h

Dados da Obra
Título: “A fantasia de ser moderno: civilização e barbárie na Terra de Iracema”
Autor: Antonio Vitorino Farias Filho 
Editora: SertãoCult
260 Páginas
Preço: R$: 40,00
Contato e encomendas: 9.9461 5232



← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!