terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ipu: perfil urbano II



Escola Antônio Pereira de Farias. Blog da escola.

Qualidade do ensino

No entanto, quando se trata da qualidade do ensino, as avaliações governamentais mostraram que o município está em uma situação pouco desejada. Pela avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2005, mas divulgada apenas em 2008, a cidade de Ipu apresentava um dos piores índices de aprendizagem entre os 184 municípios cearenses. Nas séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries), a nota média das Escolas Municipais havia ficado em 2,2. Na ocasião, o município estava abaixo da média nacional, que era de 3,8, e da estadual, que era de 3,2. Só ficava acima, no Ceará, de Monsenhor Tabosa, 1,7, e Salitre, 1,8. Pela última avaliação do Ideb (2007), houve uma melhora de quase um ponto em relação a 2005, nas séries iniciais (1ª a 4ª séries). Nas séries finais do fundamental (5ª a 8ª), de acordo com a avaliação, a cidade manteve praticamente o mesmo índice de 2005, também com a nota 3,1. Isso demonstra que a educação municipal se ressente de bons e consistentes projetos para a área.
Não há universidades no município, apenas existem alguns cursos superiores ofertados por institutos particulares e que utilizam as salas de aula das escolas locais para as atividades acadêmicas. A maioria dos universitários, no entanto, estuda nas universidades de Sobral, a certa de 101 km de distância de Ipu. Sobral conta com uma Universidade Estadual (Universidade Estadual Vale do Acaraú), um campus avançado da Universidade Federal do Ceará, e algumas universidades particulares.

Indicadores Sociais

Os últimos indicadores sociais do município não são animadores, mostrando uma realidade de desigualdade e pobreza. Segundo o Mapa da Pobreza e Desigualdade 2003, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em dezembro de 2008, a cidade tinha 53,51% de sua população vivendo na linha de pobreza, uma realidade que evidencia dificuldades de alimentação. Outros indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano e o Índice Gini, respectivamente 0,67 e 0,41, evidenciam um baixo desenvolvimento econômico e um grau de desigualdade elevado[1].

Continua...




[1] IBGE CIDADES. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em 19 dez. 2012.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!