O
trem e a cidade, livro do professor e historiador, Antonio
Vitorino, discute e analisa como a ferrovia foi importante para produzir
transformações de ordem social, econômica e cultural na cidade de Ipu e,
também, como as mudanças propiciadas pelo trem foram experimentadas por
estratos sociais que viviam ali nas primeiras décadas do século XX.
Para o autor, a cidade de Ipu,
entre fins do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, teria
passado por mudanças significativas, sobretudo no que se refere à economia, à
sociedade e à cultura, ligadas estreitamente ao advento da ferrovia. Teria sido o início
de uma fase de expansão comercial e também urbana, possíveis, mesmo, com a
locomotiva. Esta fez surgir novos bairros, novas ruas e traçados. Deslocou o
eixo central do “velho povoamento” para um novo em torno da estação
ferroviária. A ferrovia veio incrementar o comércio e a produção agropecuária
locais e, também, da região a sua volta. Contribuiu para transformar a cidade
em um polo de atração de toda a produção econômica das regiões circunvizinhas a
Ipu. Com a chegada do trem a sociedade se transforma ou pelo menos parte de sua
elite. Novos hábitos e códigos sociais são buscados.
O autor revela aspectos
interessantes da história e da sociedade ipuenses das três primeiras décadas do
segundo XX.
O livro é resultado de uma
pesquisa realizada entre os anos de 2005 e 2007 no curso de pós-graduação
realizado pelo autor.
Escrito em linguagem
acessível e leve, a obra é indicada para estudantes de todos os níveis, para os
pesquisadores e amantes da história do Ipu.
Leia abaixo, resenha escrita
por Raimundo Alves de Araújo, professor, historiador e doutorando em História
pela Universidade Federal Fluminense:
"O trabalho do professor e
Doutor em História Antonio Vitorino Farias Filho, tal como um “Prometeu
acorrentado”, vem pioneiramente lançar luz sobre a face obscura da história da
modernização nos interiores do Estado do Ceará na virada do século XIX para o
século XX. Tomando a cidade de Ipu (localizada no Noroeste do Estado) como
palco privilegiado para suas investigações e fazendo uso das modernas teorias
da História Social ligadas à tradição da escola francesa, Farias Filho nos vem
oferecer uma profunda e enriquecedora análise acerca da inserção e da
maturação, nos interiores do Ceará (na pequena cidade de Ipu do entresséculos),
do avassalador processo de modernização ocidental. Processo este que teve,
segundo o autor, na Estrada de Ferro de Sobral a sua principal afirmação.
Distanciando-se dos arquétipos do “sertão eternamente flagelado”, “bandoleiro”,
“retirante” ou “fanático” (que segundo Durval Muniz em seu clássico A Invenção
do Nordeste teriam sido inventados pela literatura ficcional dos anos 1930), o
trabalho pioneiro do autor vem oferecer ao leitor – acadêmico ou não – um novo
olhar sobre os sertões do Ipu e de sua região. Um trabalho que nada deixa a
dever aos melhores produzidos em Fortaleza ou mesmo no eixo Rio-São Paulo. Esta
publicação é desbravadora, mostrando-se fundamental para o público acadêmico de
universidades como a UVA, o INTA, a URCA e demais instituições de ensino
superior, radicadas nos interiores do Estado do Ceará, do presente momento. Mas
esta publicação também se destina ao público leitor menos especializado, que
visa apenas compreender pela pena de um historiador local o processo de
modernização dos interiores do Ceará do período aludido.
Tenha uma boa leitura".
Raimundo Alves de Araújo.
Título: O trem e a cidade
Autor: Antonio Vitorino Farias Filho
Editora:
SertãoCult
102 Páginas
Preço: R$: 15,00
Contato e encomendas: 9.9901-7773
Pretendo conseguir um exemplar.
ResponderExcluirComo devo proceder?
ResponderExcluirOlá, como consigo adquirir o livro?
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