sábado, 11 de janeiro de 2014

A política em Ipu - II



Rocha Aguiar. Foto do acervo do prof. Mello
Na ditadura, surge uma nova liderança política no âmbito local, trata-se de Francisco Rocha Aguiar, médico de Camocim, que chegou em Ipu em 1952, como funcionário da Divisão de Organização Sanitária do Departamento de Endemias Rurais (DNERU). Com ampla penetração nos meios populares locais, logo adquiriu prestígio. A sua eleição para o executivo em 1966, desbancou o poder das tradicionais forças políticas de Ipu que, desde então, passaram a fazer alianças com ele, impossibilitadas de disputar a prefeitura com chances de vencer.
        Nas décadas de 60 e 70, Rocha Aguiar consolidou a sua liderança, elegeu seus sucessores, Ximenes Veras (1971-1972) e sua esposa, Maria Antonieta Rocha Aguiar (1973-1976). A ascensão de sua liderança foi favorecida pelas patéticas administrações anteriores e pela estagnação econômica que vivia a cidade desde a década de 1940.
        O seu poder, em âmbito local, só seria desbancado com as ascensão dos Pereira/Mororó, no final dos anos 1970, quando Antonio Milton Pereira derrotou a candidatura do então vice-prefeito de Maria Antonieta Rocha Aguiar, Francisco Pinto de Oliveira.
        Milton Pereira representava a volta de antigas lideranças políticas da era da ditadura de Vargas. Percebendo que se não fizesse um bom governo não consolidaria sua liderança, buscou por em prática uma administração pautada em obras públicas e voltada para o social, com a fundação do Centro Social Urbano, por exemplo. Desta forma, conseguiu eleger o seu sucessor, Eufrásio Mororó (1982-1988) e em 1989 novamente seria prefeito em Ipu, com o apoio de seu antecessor.
        Milton Pereira disputou as eleições de 1989 com José Carlos Sobrinho Zezé), e Francisco Luciano de Paiva (PT). Zezé despontava como liderança, no espaço deixado por Rocha Aguiar, agora eleito deputado Estadual, em 1979, e longe de seu colégio eleitoral, residindo na Capital do Estado. Em 1982 tentaria voltar à cadeira de prefeito sendo, no entanto, derrotado por Francisco Eufrásio Mororó.

Continua...


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião e sugestões. Um forte abraço!