Embora o Brasil tenha sido o país que obteve maior
avanço no desempenho de alunos de 15 anos em matemática entre 2003 e 2012,
segundo dados do Programa Internacional de Avaliação Estudantil (Pisa, sigla em
inglês), avançou, no entanto, muito pouco. Numa lista de 65 países, o Brasil é
apenas o 58º.
A avaliação
é aplicada a cada três anos com estudantes de 15 anos e tem o objetivo de
analisar se os alunos aprenderam conceitos e habilidades consideradas
fundamentais para a sua participação em “sociedades modernas”, segundo a
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O exame, em
2012, foi aplicado para 510 mil alunos em 65 países, o que representam, ao todo, cerca de
28 milhões de estudantes de 15 anos. Foram avaliadas três áreas do conhecimento: matemática,
foco principal da edição, leitura e ciências. A média obtida pelos estudantes
brasileiros foi de 402 pontos, um a mais que a edição anterior (2009).
Nas três
áreas avaliadas a grande maioria dos estudantes brasileiros ainda está abaixo
da linha básica de proficiência, o que significa dizer que a educação pública
no país precisa melhorar. No ranking, o Brasil ficou à frente apenas de
Argentina, Tunísia, Jordânia, Colômbia, Qatar, Indonésia e Peru.
Ranking dos Estados
Brasileiros
Espírito Santo é o estado brasileiro mais bem
colocado na avaliação, com 423 pontos, seguido pelo Distrito Federal, que
obteve o 1º lugar em matemática, com 422 pontos. No nordeste, Paraíba é o
estado mais bem colocado (9º), com 406 pontos. Ceará, embora tenha avançado três
posições em relação a edição anterior, aparece apenas em 15º lugar, com 387
pontos, abaixo, portanto, da média nacional (402 pontos). São Paulo e Rio de
Janeiro aparecem apenas em 7º e 9º lugares, respectivamente. A cidade
maravilhosa, com seu 399 pontos, aparece, também, abaixo da média nacional.
Alagoas amarga o último lugar da lista, com apenas 348 pontos.
Os resultados demonstram que o país precisa
investir mais em educação e valorizar os profissionais da área, principalmente os professores. As sucessivas avaliações do desempenho dos alunos brasileiros,
como o próprio Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), do governo federal, têm
demonstrado o baixo nível de aprendizado dos alunos da rede pública.
Por outro lado, os exames internacionais que
avaliam a qualidade do ensino público no planeta, como o Pisa, expõem para os
brasileiros e para o mundo, o nível da educação pública nacional e a necessidade
do governo brasileiro priorizar a área.
Se o país quiser continuar crescendo tem que mudar
sua postura em relação ao ensino público.
Alguém tem dúvida disso?
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