Klênio Pontes e Paulo Martins. Fonte: Facebook |
Em solenidade na Secretaria
de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), no último dia 15, a escola foi homenageada
pelo grande avanço obtido. Para o Diretor, Paulo César Martins Torres (foto), o
crescimento já era esperado, uma vez que o núcleo gestor e a comunidade escolar (professores, funcionários) têm realizado um trabalho em equipe no
sentido de melhorar a aprendizagem dos alunos. O mais importante, no entanto, disse,
“é o crescimento com equidade”, respeitando as diferenças. A surpresa, para
ele, foi a escola ter liderado o crescimento no Estado. Destacou a continuidade
de um trabalho sério, de uma equipe coesa e comprometida com a educação.
PRÊMIO
DO PROGRAMA APRENDER PRA VALER
Em 2016 a escola já havia recebido prêmio
do Programa Aprender pra Valer, por seu desempenho na consolidação
de competências avançadas de leitura e de raciocínio lógico-matemático, nos
resultados do SPAECE (2015), dentre outros critérios de avaliação do programa.
Aprender
pra valer é outro programa do governo do Estado do Ceará que tem
por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Médio,
com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano,
bem como a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e
tecnológica.
Aquele resultado havia colocado a escola
Auton Aragão como o 3º melhor estabelecimento de ensino secundário, em
aprendizagem, entre as 575 escolas estaduais do Estado.
Os resultados dos alunos da escola
Auton Aragão a consolidam como estabelecimento de referência na educação secundária
na cidade de Ipu e no Estado do Ceará.
SOBRE O
SPAECE
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação
Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação externa em larga escala que mede
as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e
do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. Foi
implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por
meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Atualmente tem o objetivo de promover
um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado.
Realizada de forma censitária e universal, abrange as escolas estaduais e
municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos
professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC)
e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do
Estado do Ceará - SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais,
investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e
prática dos professores e diretores. Por considerar a importância da avaliação
como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a sua abrangência,
incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio
para as três séries de forma censitária.
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