Sentido do Romance
Os personagens e fatos criados, em Dostoiévski, são sempre
coloridos pelo contexto ideológico particular em que estava imerso no cenário
russo contemporâneo. Uma fonte de inspiração do autor é a vida real. Nesse
caso, os jornais eram seus documentos favoritos.
Na visão dele, o povo russo possuía uma fé
religiosa que não só o resgataria do desastre, mas também capacitá-lo-ia a
liderar o caminho para uma nova era cristã da regeneração do gênero humano. O
cristianismo herdado pelos camponeses – tinha convicção - estava impregnado
neles. O povo russo, representado pelos camponeses, portanto, possuía todas as
virtudes cristãs que a fé lhes ensinava.
Uma das qualidades do autor russo é sua
capacidade de retratar personagens com um realismo social e psicológico sem
paralelo na literatura e de encadear seus conflitos e dilemas numa investigação
dos problemas da existência humana. Convencido de que o único cristianismo
verdadeiro seria encontrado na ortodoxia russa, Dostoiévski busca provas que
confirmem esse seu ponto de vista. Os seus personagens, sob influência de
ideias avançadas, cometem crimes terríveis, como Raskólnikov de “Crime e
castigo”, ou mergulhados nas piores profundezas da degradação, como Stavróguin
de “Os demônios”. Mas, em determinado momento de suas vidas cheias de
tormentos, encontram a visão de uma possível redenção por meio dos efeitos
moralmente purificados do amor cristão. Nos dois casos citados, “Crime e
Castigo” e “Os demônios”, o autor russo analisa a tragédia daqueles membros da
intelectualidade que tinham se afastado de suas origens cristãs e, assim, de
seu povo, o povo russo, o único capaz de redimir o mundo contra a decadência
moral do Ocidente.
Em “Os irmãos Karamázov,” os principais
personagens enfrentam a necessidade de transcender os limites do egoísmo
pessoal num ato de autoentrega espiritual, na transcendência de seus interesses
imediatos centrados no ego. Para Dostoiévski, a razão, que no plano moral
equivalera ao utilitarismo e o egocentrismo, estava arraigado profundamente no pensamento
russo radical da época. O poder do romance reside justamente na descrição da
luta moral-psicológica de cada uma das personagens principais para atender a
voz da consciência.
Continua...
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